IMPLÍCITOS, PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
Conceitos de Implícitos:As informações implícitas não são manifestadas pelo autor no texto, mas podem ser subentendidas. Muitas vezes, para efetuarmos uma leitura eficiente, é preciso ir além do que foi dito, ou seja, ler nas entrelinhas.

➤ PRESSUPOSTOS: Uma informação é considerada pressuposta quando um enunciado depende dela para fazer sentido.
➤ SUBENTENDIDAS: Ao contrário das informações pressupostas, as informações subentendidas não são marcadas no próprio enunciado, são apenas sugeridas, ou seja, podem ser entendidas como insinuações.

Exemplos:
- Heloísa está cansada de ser professora.
Pressuposto: Heloísa é professora.
Subentendido: Talvez porque o salário é baixo ou há muita indisciplina.
- Infelizmente, meu marido continua trabalhando fora do país
Pressuposto: O marido está trabalhando fora do país e a mulher não está satisfeita com essa situação.
Subentendido: Talvez por ter melhor salário fora do país ou por não encontrar trabalho no seu país.
Coerência e Coesão
Coerência: É a lógica interna de um texto, isto é, o assunto abordado tem que se manter intacto, sem que haja distorções, facilitando, assim, o entendimento da mensagem.
Estes são apenas alguns dos requisitos para a elaboração de um texto, e estas técnicas vão sendo apreendidas à medida que nos tornamos escritores assíduos.
Coesão: É ligação harmoniosa entre os parágrafos, fazendo com que fiquem ajustados entre si, mantendo uma relação de significância.
Exemplo: imagine um texto sobrecarregado de palavras que se repetem do início ao fim. Então, para evitar que isso aconteça, existem termos que substituem a ideia apresentada, evitando, assim, a repetição. Falamos das conjunções, dos pronomes, dos advérbios e outros.

Significado de Ambiguidade
É a qualidade ou estado do que é ambíguo, ou seja, aquilo que pode ter mais do que um sentido ou significado, pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação.
EXEMPLO:
TIPOS TEXTUAIS E GÊNERO


Muito bem poucas palavras e bom aproveitamento das explicações. Parabéns
ResponderExcluirSão inúmeros os fatores que contribuem para a coerência de um texto, tendo em vista a sua abrangência. Um texto contraditório e redundante ou cujas ideias iniciadas não são concluídas, é um texto incoerente. A incoerência compromete a clareza do discurso, a sua fluência e a eficácia da leitura.
Assim a incoerência não é só uma questão de conhecimento, decorre também do uso de tempos verbais e da emissão de ideias contrárias
Att blog Despertando o Conhecimento
Janice Rodrigues
Ótimo blog! o conteúdo é muito bem explicado não deixando duvidas sobre a matéria parabéns.
ResponderExcluirParabéns! Trabalho bem elaborado.
ResponderExcluir